quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Jambo...Hello















Há várias coisas que nos podem marcar, tanto como pessoas ou como escuteiros.
Neste 21o Jamboree Mundial há algo que não deixa de passar despercebido : os “Hellos!”.
Pode parecer esquisito, até ridículo, mas é de facto, uma saudação preciosa porque num mundo onde estamos constantemente sob pressão e debaixo da sombra de violencia e de desentendimentos globais, chegamos aqui e verificamos que este ”Hello” é sempre transmitido com um sorriso na cara. Não existem barreiras de comunicação nem quaisquer outras que nos impossibilitem de estar com escuteiros de todo o mundo. Somos um exemplo para um mundo que precisa de ultrapassar as suas dificuldades para prosperar.
Seja finlandes, ingles, israelita ou australiano, todos sorriem e dizem “olá” ao passar. Todos sabem que estes dias são dos melhores das nossas vidas. Todos temos consciencia que é essencial a paz e amizade para um ambiente deveras heterogéneo, composto por um bocadinho da essencia de cada país. Um mosaico que assenta sem levantar ondas.Um ambiente em que cada escuteiro é, ao passar pelo sub-campo, ou a caminho das actividades, saudado e presenteado com muitos “dá cá mais 5!”.
Deste modo, abertos para o diálogo, todos prontos a ajudar e a conviver, e alerta para servir, vamos passando estes momentos memoráveis.
Como escuteira, tem sido fantástico - novas pessoas, novas actividades, novos conhecimentos, novos sabores, novas perspectivas. Tudo em nome dos escutismo e de uma promessa, que ontém, na cerimónia do “Sunrise” renovámos, e onde recolhemos assinaturas de todos os escuteiros que estavam à nossa volta.
Quem diria que um simples “olá” podia fazer tanta diferença?


Ana Trigo 341 - Macau

Sem comentários: